Região Sul - últimos dias no Brasil
- Mega Macaqueiros
- 22 de abr. de 2015
- 4 min de leitura
Rio Grande do Sul
Deixando Cambará do Sul, na região dos Cânions seguimos para Canela e Gramado. Ficamos em um camping em Gramado indicado por amigos que conhecemos em Ouro Preto. No local há mais de 170 motorhomes fixos. Fomos muito bem recebidos pelo seu Paulo, que nos mostrou seu trailler e ainda nos apresentou a Vera, que havia trabalhado anos em uma empresa de bagageiro em Porto Alegre, assim nos ajudou a entrar em contato com o pessoal da Casa dos bagageiros (como dito em outro post, nosso bagageiro quebrou).

Gramado - RS
Gramado é uma cidade linda, muito organizada famosa pelas lojas de chocolate e o café colonial. São muitas as atrações turísticas, mas essas com preços bem elevados para o nosso orçamento. Assim andamos um pouco pelas cidades e seguimos para Porto Alegre pela rota romântica, uma das mais charmosas do Brasil. É realmente bem bonita, mas devido estarmos no outono, as hortências não estavam tão floridas.
Já na capital, nosso objetivo inicial foi consertar o bagageiro e trocar o óleo do Trambolho. Depois fomos encontrar os amigos do Lucas, Alice e André, onde ficamos muito bem hospedados. O André e o Lucas foram jogar um futebolzinho... depois tivemos um delicioso macarrão ao molho pesto feito em casa e linguiça da feira. Fizemos um tour a pé pela cidade passando pela redenção. Muito legal ver o parque cheio, pessoas de todas as idades, com chimarrão, sentados na grama, crianças brincando, festas de aniversário... algo bem típico na cidade em um sábado a tarde. Passamos pelo cidade baixa, centro, e fomos ver o por do sol no gasômetro, no rio Guaíba, onde também estava lotado. Achei o pessoal de Porto Alegre com um estilo próprio, bem legal e para finalizar uma passada na casa Mario Quintana. No domingo fomos a igreja, conhecemos uma galera muito legal e o Lucas reviu alguns amigos de Viçosa. Tivemos no almoço uma comida caseira deliciosa. Agradecemos a recepção do André e Alice.

Parque Redenção, Porto Alegre - RS
Pelo nosso site, conhecemos a Priscila Poeta, que nos ofereceu sua casa em Pelotas, nosso próximo destino. Chegamos de tardezinha, e foi onde a conhecemos pessoalmente, junto com o Fábio e sua mãe. Já fomos recepcionados com um Carreteiro, prato típico da região, de sobremesa ambrosia e quindim e ainda ganhamos um ovo de Páscoa. O papo foi ótimo, nos sentimos em casa e ganhamos ótimos amigos. No dia seguinte a Priscila nos levou para conhecer a cidade, a praia do Laranjal, uma praia na lagoa dos Patos. Parece um mar, uma vez que não dá pra ver a outra margem e estava com ondas, devido ao vento forte e o céu colorido com windsurfs. A Lagoa dos Patos é a maior Laguna do Brasil e a segunda maior da América do Sul, tem 10144Km2 de extensão. O centro histórico de Pelotas e seus antigos casarões são patrimônio cultural e alguns bem preservados. Tivemos várias conversas ao redor da mesa farta que a Priscila fez com tanto carinho, e ainda saímos para viagem com várias guloseimas que ela preparou e vários presentes. Priscila e Fábio, muito obrigado!!

Na casa da Priscila e Fábio, em Pelotas - RS
Seguindo para Chui, a estrada é pura reta, com pastos, e uma planície sem fim. O caminho é entre os lagos e o mar, com lindas paisagens. Desviamos um pouco para chegar ao inicio do lago Mirim, apenas 6km da BR e de um visual incrível! Até o trambolho pode sentir a praia de água doce. A estrada passa dentro do Parque Taim, uma reserva nacional, habitat de jacarés e capivaras. Essas últimas vimos aos montes, já os primeiros se esconderam muito bem.

Lagoa Mirim - RS
Paramos na cidade de Santa Vitória dos Palmares, onde pudemos contemplar um lindo pôr do sol no final do Lago Mirim com 185 km de comprimento, e ainda seu parque eólico.
Dia seguinte: dia de nossa primeira fronteira. Entre Brasil e Uruguai. A saída seria por Chuí, cidade mais meridional do Brasil. De Santa Vitória, seguimos para Ermenegíldo, um vilarejo a beira mar, na maior praia do mundo com mais de 254 km de extensão, desde de Cassino, na cidade do Rio grande até Chuí. E dessa vila até a fronteira fomos pela praia, uma viagem linda, molhando a roda do trambolho nas ondas do mar.
vídeo do Trambolho andando na areia da praia para Barra do Chuí - RS
E assim chegamos ao Chuí. A divisa é em uma avenida, um lado dela é brasileira e o outro no Uruguai. Tem alguns free shoopings, que estavam lotados. Procurando casas de câmbio e um último almoço nacional já não me senti mais no Brasil. Mesmo no lado brasleiro tudo era em espanhol, e os preços, já em peso uruguaio. Seguimos para a Aduana e foi tudo tranquilo. Ate mais querido Brasil....

Fronteria do Brasil com Uruguai, em Chuí - RS
Mais fotos da nossa viagem, acessem nosso álbum aqui.
____________________________________________________________________
Veja também os posts:
Comments