top of page

Equador... verde que te quero verde!

  • Mega Macaqueiros
  • 9 de dez. de 2015
  • 3 min de leitura

Entramos no Equador na fronteira com o Peru, pelo litoral. Saindo de Zorritos com direção ao Equador, havia uma manifestação na estrada que estava fechada. Tentamos passar pela praia, mas atolamos. Vários carros vieram nos ajudar e seguimos por um atalho, onde mais dois carros atolaram. Assim voltamos ao asfalto e depois de liberada a pista passamos. Fizemos a imigração e aduana e ali mesmo na fronteira dormimos, com segunrança e ducha grátis.

Impressionante ao andar pela Pan Americana no Peru, um deserto sem fim e foi só entrar no Equador que tudo se transformou em mata, verde, rios abundantes, cachoeiras. Encontramos pé de moleque e rapadura ... que delicia!! E seguimos para Vilcabamba, já na região da Serra. Um cidadezinha pequena, com a praça e igreja e a sorveteria. Nos lembrou muito Minas Gerais, e ainda cercada de montanhas. Essa cidade é famosa por possuir a população mais idosa do mundo. Dizem que o clima e a tranqüilidade do local ajudam a uma velhice saudável. Não sei se por isso, mas essa pequena cidade se tornou uma mistura de várias povos, gente do mundo inteiro tem se mudado para lá. Ao andar pela praça ouve-se mais inglês que espanhol, e vê-se loiros, ruivos, morenos, japoneses e uma grande comunidade hippie. Esses vivem na praça vendendo artesanatos, pães e bolos naturais, e vivem de agricultura em uma vila auto-sustentável. O lugar é realmente muito agradável e nos disseram para tomar cuidado, pois muitos vão visitar e por lá ficam.

Crianças na praça em Vilcabamba

Na pracinha conhecemos um brasileira de Itabira - MG, a Ada, nossa conterrânea. Ela está viajando a América de bicicleta sozinha. Muito corajosa. Batemos um bom bapo, e fizemos uma trilha a cascata El pato, no Parque Podocarpus. Muito legal ouvir um minereis e conhecer pessoas animadas assim.

Cachoeira El pato com nossa nova amiga Ada

Nesse mesmo dia fomos acampar com o carro na beira do rio que margeia a cidade. Rio limpo onde várias pessoas tomam banho, inclusive nós ... banho mesmo!

Outro encontro bem legal foi com uma família Argentina que viajam em um ônibus, é um casal e dois filhos, a Yasmim de 3 anos e o Tiago de 10 meses, esse feito enquanto viajavam pelo Brasil (made in Brazil). Nos divertimos muito com as crianças e eles nos convidaram a conhecer a comunidade Chambalabamba. Fomos de carona na casa deles, mas como o caminho era muito ruim, resolvemos voltar e pegar o Trambolho e dar uma carona pra eles na nossa casa, mas no meio do caminho deu um curto no carro e ele não pegava mais. Não foi desse vez que conhecemos Chambalabamba. Esperamos um mecânico que fez uma gambiarra para o carro pegar e fomos a Loja, a cidade mais próxima que tinha oficina.

Loja não estava no nosso programa, mas é a capital do estado, muito simpática, organizada, com pracinhas e igrejas. Além de um rio bem limpo que corre no meio, e vários parques ao redor desse. Lá dormimos uma noite no estádio, e depois no corpo de bombeiros, onde pudemos tomar uma ducha bem quentinha.

Nosso acampamento com puxadinho no parque Podocarpus, Zamora.

Cascata no Parque Podocarpus, Zamora

Seguimos para Zamora, por uma linda estrada cheia de curvas, matas, penhascos e muitas cachoeiras. Fomos para umas das entradas do Parque Podocarpus, e acampamos por ali com chuva. No outro dia com um lindo sol, fizemos algumas trilhas no parque, umas fáceis outras bem puxadas com subida e mata fechada, mas tudo muito bonito!!

Entre Loja e Vilcabamba há outra portaria mais alta, a 2700m, onde também acampamos e tomamos um banho gelado. Fizemos uma trilha do mirante chegando a 3400m de altitude. Estávamos no meio das nuvens e com o vento quase nos derrubando, mas com um visual incrível. Os parque nacionais do Equador tem entrada gratuita e estrutura muito boa.

Trilha no meio das nuvens

Vista do mirante no Parque Podocarpus, Loja

Click aqui para ver mais fotos no nosso album

Veja também nosso vídeo.

___________________________________________________

veja tambem o post

 
 
 

Comments


PAÍSES:
CONTATOS:

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© 2015 Mega Macaqueiros

bottom of page