O Jalapão é bruto!!!
- Mega Macaqueiros
- 17 de set. de 2015
- 3 min de leitura
O Jalapão é bruto! - esse é o tema de algumas expediçoes e agências de turismos. E é verdade, é bruto mesmo, só veículos 4x4 passam por lá, devido às estradas de terra e areia. Mas além disso diríamos que o Jalapão também é surpreendente, diferente, lindo e encantador!!

Serra Espírito Santo
É um paraíso perdido no meio do Brasil. Andamos mais de 500 km de estrada de terra e areia, em alguns trechos bem ruins. Nossa média de velocidade foi 20 km/h e velocidade máxima de 44km/h. Ficamos seis dias nessas terras de diversidades e riquezas naturais. Normalmente os passeios são feitos por agências com veículo 4x4 com roteiros variando de 3 a 6 dias, e há também muitas expedições de jipeiros. Fizemos o trajeto por nossa conta, sem guia, apesar de em cada ponto que paramos, encontramos um guia que nos dava dicas bem legais. Nossa primeira idéia eram três dias, mas a medida que andávamos queríamos ficar mais.
E assim o ultimo ponto de asfalto foi Ponte Alta, o inicio do Jalapão. Em Ponte alta fomos na Pedra Furada, cuja vista é magnífica!! É um gigante bloco de pedra perdido no horizonte, de cujos buracos avista-se paisagens de perder de vista.

Pedra Furada
Visitamos a Gruta do Suassuapara e em seguida a Cachoeira da Velha, uma mini catarata. Bem próximo de lá tomamos um refrescante banho na prainha, uma praia deserta no Rio Novo cercada de mata e muito charmosa. Seguimos em direção à Mateiros, mas para não dirigir à noite paramos em um camping a beira do Rio Novo, bem rústico, mas valeu pela paisagem. Esse camping é bem próximo à praia da Carioca. Um espetáculo de lugar que estava deserto só pra gente.

Cachoeira da Velha

Praia no camping à beira do Rio Novo.
Por indicação fomos ver o pôr do Sol nas Dunas, uma vista incrível!! Esse é um espetáculo que sempre me encanta, ainda mais visto das dunas, com um oásis aos pés da mesma. Foi demais!. Dormimos no quintal de uma senhora na estrada das dunas para de madrugada subir a Serra do Espírito Santo e contemplar o nascer do Sol.
Um dos principais atrativos do Jalapão são os fervedouros, é difícil explicar e não conseguimos nenhuma foto que representasse a magia do lugar. Nos fervedouros há uma nascente de água borbulhando nas areias fofas, essas parecem areia movediça no início, mas é impossível afundar nelas e as águas são transparentes!

Fervedouro Bela Vista
Outra parada obrigatória é a Cachoeira da Formiga, também com águas azuis e transparentes, é possível ver as bolhas da queda d’agua no fundo do rio. Dormimos por ali, e tivemos a oportunidade de um delicioso banho noturno!


Cachoeira da Formiga
Em São Félix do Tocantins, tivemos uma noite agradável na praça. Acordamos e seguimos para a fazenda Eco Lodge aos pés da Serra Catedral. Um lugar híper agradável, com sombra, cabanas, amplos banheiros e cozinha, tudo limpo e ecologicamente correto. Toda a energia do local vem de placas solares, a água é bombeada para o reservatório central através de uma roda d´água. O local tem estrutura para ciclismo, canoagem, mergulho. Um dos lugares mais estruturados do Jalapão.
O Jalapão é um lugar longe de tudo, esquecido por muitos. Um deserto em meio ao cerrado brasileiro só acessível por carros 4x4 devido às péssimas condições das estradas de areia. Mas é um paraíso que está sendo conhecido pelos brasileiros e pelo mundo. Nos apaixonamos por lá, vivemos momentos incríveis acompanhado pelas exuberantes paisagens.
Click aqui para ver mais fotos no nosso álbum!
Veja também nosso vídeo do Jalapão.
_______________________________________________________________________
Veja também os posts
Comments