top of page

Natal no Equador

A cidade de Baños é famosa pelas termas de água quente, devido à proximidade do vulcão Tungurahua, destino de turistas tanto do Equador quanto de outros países. Nos finais de semana a cidade fica sempre cheia, mesmo que não seja feriado, é onde os equatorianos das proximidades vão aproveitar. Essa cidade é margeada por um grandioso cânion e está cercada por todos os lados por montanhas muito altas e uma delas é o vulcão Tungurahua com 5016 metros de altitude, ainda ativo, e está numa área protegida, o Parque Nacional Sangay. A cidade tem várias praças bonitas e um parque com quadras de esporte, áreas verdes, brinquedos para crianças, internet grátis, banheiro e até chuveiro e foi lá que dormimos enquanto estivemos lá.

No primeiro dia resolvemos ir à uma das termas da cidade, a mais famosa e mais lotada, Termas de La Virgem, que funciona à noite.

Termas de la Virgem

Tem muita coisa bacana pra fazer nas redondezas de Baños. Uma volta pelo rio que contorna a cidade e já se tem uma vista linda com várias cascatas caindo nas paredes do cânion, coisa fantástica de se ver. Fomos à La Cruz Bellavista um mirante onde pode se ver toda a cidade e que é caminho da famosa “Casa Del Arbol”, um lugar com algumas atrações de arvorismo e um mirante para o vulcão Tungurahua. Não pudemos vê-lo pois o dia estava nublado, ou seja nem gostamos de ir até lá.

Vista na cidade de Baños

À noite fomos tomar banho na cascata que é cartão postal da cidade. As termas jogam o excesso de água das piscinas no curso d´água da cascata, então tomamos um banho quentinho.

No dia 23 de dezembro fomos para Rio Verde, um lugarejo perto de Baños onde percorremos a Ruta de las Cascatas. São uns 15 quilômetro de estrada com muitas cascatas, um destaque para a cascata El Pailon Del Diablo, que fomos visitar de perto mesmo com chuva.

Cascata Pailon del Diablo

Passamos o natal no camping Pequeño Paraiso, de uma brasileira muito simpática. Estavam hospedados lá uma russa e um Suiço. Na tarde do dia 24 chegaram mais 4 franceses, todos estes participaram da nossa “ceia” de natal ao lado de uma fogueira embalados por umas caipirinhas genuinamente brasileiras apesar de fabricadas no Equador. E assim foi nosso natal transcultural, onde cada conversa era numa língua diferente.

Fogueira com os novos amigos

Brasileiros, franceses e russos


Visitamos o Parque Nacional Sangay e iniciamos a trilha que vai até o refúgio base para se escalar o vulcão, trilha muito bonita no meio das nuvens, porém não completamos toda ela porque o tempo estava nublado e chuvoso e não iríamos conseguir avistar o vulcão. Então voltaremos pra casa sem conseguir ver a cara do Tungurahua.

Quando voltamos para Baños, a cidade estava tomada de gente. Ônibus cheios, almoços e barraquinha pelas ruas, estacionamento lotado e nós na praça vivendo como se ninguém estivesse ali. Tiramos a mesa pra fora, lavamos vasilhas, fizemos café, lanchamos ... uma beleza!!!

Deixamos a cidade para ir conhecer a cratera do vulcão Quilotoa que está inativo. Na cratera se formou um lindo lago verde esmeralda. Existe um complexo turístico ao redor do lago com hospedagem, restaurantes, artesanatos e banheiros. Fizemos um trilha de 1,5 km para chegar na margem do lago. É necessário descer 440 metros do lugar onde se deixa o carro até ao lago. Dormimos no estacionamento para no outro dia partir para ver e conhecer o vulcão Cotopaxi, mais um dos vários vulcões do Equador.

Cratera do vulcão Quilotoa

Cratera do vulcão Quilotoa


Atualmente existem algumas restrições quanto à visitação ao parque porque o vulcão está ativo e em alerta amarela podendo haver perigo aos visitantes, mas a entrada ainda é permitida, somente durante o dia, sendo que não podem ser feita a subida ao Cotopaxi.

Tentamos dormir na portaria do parque, mas não foi permitido devido ao que foi falado acima, então resolvemos voltar no outro dia. Recorremos de carro o parque, que é muito bonito, mas não conseguimos ver o vulcão inteiro porque havia uma núvem tampando o topo, mas conseguimos boas paisagens por lá.


Vulcão Cotopaxi

Corremos pra Quito, pois nossa intenção era passar a virada lá.



_______________________________________________________________________

Veja também o post






PAÍSES:
Nenhum tag.
CONTATOS:

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© 2015 Mega Macaqueiros

bottom of page