América do Sul (resumo)
- Mega Macaqueiros
- 29 de fev. de 2016
- 4 min de leitura

Percorremos a América do Sul saindo do Brasil ao sul, conhecendo Uruguay, Argentina, Chile e Paraguai. Depois de volta ao Brasil saímos pela fronteira com Bolívia seguindo para o Peru, Equador e Colômbia. Ao todo visitamos 9 países até agora num total de 325 dias estrada. Lembrando que saímos em fevereiro de 2015, mas tivemos que voltar em junho e ficamos dois meses em casa, então descontamos esse período das estatísticas. Não apresentamos também dados do Paraguai, onde conhecemos somente por um dia a cidade Del Este na fronteira com Foz do Iguaçu.

Apesar de algumas moedas parecerem desvalorizadas em relação ao dolar, isso pode ser enganoso. Olhando por exemplo o valor do peso chileno, parece que lá tudo vai ser muito barato, mas pelo contrario, é um dos países mais caros. As moedas que mais sofreram variação desde que começamos a viagem foi o Brasil, Argentina e Colômbia.
Não dirigimos muito por dia, e nunca de noite. Assim que começa a escurecer já procuramos um lugar para pernoitar, isso principalmente por segurança. Nossa maior média foi na Argentina, devido as cidades ao sul serem bem distantes umas das outras, e por voltarmos pro Brasil passando bem rápido pelo norte. E a menor média diária foi no Equador, sendo o menor país e também por ficarmos muito tempo em cada lugar.
Queríamos ter ficado mais na Patagônia, mas devido ao frio passamos bem rápido na região, e assim que foi esquentando fomos diminuindo o ritmo.

A América do Sul tem estradas lindíssimas! Algumas bem retas, mais ao sul, e a medida que encontramos a Cordilheira vai ficando bem sinuosa.
A Colômbia foi considerada a que tem piores estradas, juntado um relevo bastante acidentado, rodovias lotadas de caminhões, aqui chamados de mulas, muitas motocicletas e pedágios caríssimos. O sul do Brasil também tem muitos pedágios, entretanto as estradas são ótimas, já no centro oeste não tem então o valor brasileiro foi diluído. O menor gasto com pedágio foi na Argentina onde as estradas são muito boas. A região sul que visitamos não tem pedágio, o pouco que pagamos foi quando passamos pelo norte.

GASTOS
Os países que consideramos mais desenvolvidos foram Uruguay, Argentina e Chile e consequentemente os mais caros. Outro fator que elevou o orçamento foi o frio e com isso pagávamos mais hospedagem. Também foram os primeiros países a serem visitados e com o tempo fomos aprendendo a economizar. O Equador foi o país mais barato, apesar da economia ser dolarizada e os preços não muito acessíveis, exceto o diesel. Consideramos o país mais seguro e que nos ofereceu melhor estrutura. Todas as cidades tem várias praças com estacionamento, segurança, banheiro, internet e alguns, chuveiro.

Um dos problemas que estamos enfrentando é a alta do dolar no Brasil, assim tudo pra gente fica muito caro, e bem acima do planejado. O jeito é economizar!! Trabalhávamos com planilhas e controle de gastos, e fazemos o mesmo na viagem, acompanhando os gastos e traçando metas.
Nosso maior gasto foi com o Trambolho: diesel e manutenção. Apesar de não ter apresentado nenhum problema grave fomos à oficina várias vezes, em geral para troca de óleo, alinhamento e verificar pequenas coisas. Onde mais gastamos foi em Palmas –TO, para consertar o ar condicionado.

Uma das coisas que mais economizamos é com hospedagem, dormimos muito na nossa casinha. Por um lado gastamos muito com o carro, por outro lado, com ele gastamos menos com hoteis. Quando estamos na praças temos muito contato com a comunidade, o que nos encanta. Quando acampamos no meio do nada o contato com a natureza é ainda mais valorizado.
Outra experiência incrível é quando estamos na casa de algum amigo que a muito não víamos ou de novos amigos que fazemos. São ótimos momentos!!

GERAIS
Maiores Dificuldades
Ficar longe da família
Não tomar banho todos os dias
Falta de uma boa comida mineira
Melhor coisa da viagem
O que mais nos marca são as pessoas que encontramos pelo caminho, aqueles que nos ajudam e os novos amigos que fazemos
Piores coisas
O Lucas passar mal em La Paz
O roubo em Cartagena
LUGARES QUE MAIS GOSTAMOS
Brasil
É difícil dizer pois somos apaixonados pelo nosso país e é tudo lindo e diferente!! Destacamos:
Cidades históricas de Minas Gerais
Ilha Grande
Cânions do sul
Foz do Iguaçú
Chapada dos Veadeiros
Jalapão
Bonito
Pantanal
Uruguay
Parque Santa Tereza
Pôr do sol em Punta Ballena
Colônia Del Sacramento
Argentina
Península Valdez
Ushuaia
Glaciar Perito Moreno
Parque Los Glaciares
Estrada de Santiago para Mendoza (Parque Provincial Aconcágua)
Chile
Parque Torres Del Paine
Capillas Del Marmol, Puerto Tranquilo e carretera de Chile Chico até lá.
Parque Nacional Lauca, divisa com Bolívia
Bolívia
Os arredores da Cidade de La Paz
Monte Chacaltaya
Águas Calientes
Perú
Reserva de Paracas e Islas Ballestas
Parque Huascarán
Equador
Vulcão Chimborazo
Ruta das Cascadas de Baños para Rio Verde
Parque Machalilla
Vulcão Quilotoa
Cemitério em Tulcan
Colômbia
Parque Arqueológico de San Augustin
Deserto de La Tatacoa
Catedral de Sal, Zipaquirá
Salento, Ruta del Café
Parque Los Nevados
Durante a viagem mudamos a rota várias vezes e devido alguns problemas não passamos por lugares lindos, alguns já conhecíamos e também entraríam nesse lista, como o Deserto do Atacama no Chile, o Salar do Uyuni na Bolívia e Machu Picchu no Peru. E muitos outros lugares ficaram para uma próxima viagem.
Agora estamos seguindo para América Central e em seguida América do Norte, na volta queremos conhecer os países da América do Sul por onde não passamos como a Venezuela, Guianas e Suriname e também o Norte e Nordeste do Brasil.
______________________________________________________________________
Para ver fotos desses lugares acesse nosso álbum de fotos . Click Aqui
_______________________________________________________________________
Veja também os posts
コメント