top of page

Costa Rica - Pura Vida!

PURA VIDA!


A Costa Rica é o país da América Central com a infraestrutura turística mais desenvolvida. O Slogan turístico do país é PURA VIDA! Encontramos isso nas camisetas, nas propagandas, em tudo. Além disso as pessoas falam pura vida, como um cumprimento, como tchau, como um adjetivo, é tipo o beleza no Brasil. E é bem a cara do país mesmo, muito verde, praias, montanhas, matas, pássaros, macacos, iguanas, praia, surf, muita vida e pura vida!!

Chegamos em Costa Rica, uma fronteira relativamente tranquila, entretanto, até agora o seguro mais caro que tivemos que pagar, só vendia por 90 dias, o que causou um valor alto, comparado aos outros.

Se achamos que no panamá tinha muito estrangeiro é por que ainda não conhecíamos a Costa Rica. Achamos o mais rico, desenvolvido e limpo da América Central, não é atoa que muitos estrangeiros, maioria americanos e canadenses aposentados que se mudam pra cá, ou passam o inverno do hemisfério norte nas terras quentes da Costa rica. O país tem 4,8 milhões de habitantes, e uma das democracias mais consolidadas da América, sem golpes de estado, ditaduras ou governos autoritários. Aboliu seu exército em 1984 e o dinheiro economizado com despesas militares é direcionado para educação e saúde. E ocupa o quinto lugar a nível mundial no Índice de Desempenho ambiental

Nosso primeiro destino foi uma praia chamada Dominical, é bem famosa entre os surfistas, e para acampar, ou estacionar o carro também é muito boa, com muitas sombras na beira mar. O lugar tem estilo rústico e com muitos gringos. Chegamos de tardezinha, a maré estava bem alta, não nos chamou muito atenção, mas o por do sol, como sempre, bem bonito no pacifico. Ao acordar, parecia outro lugar, com a maré baixa, a praia tinha uma grande faixa de areia, caminhamos um pouco e curtimos a sombra. Outra praia que visitamos foi em Quepos, Manoel Antonio, um mar mais claro, areia branca, água quente, coqueiros, típico de cinema. O lugar é bem bonito! Vimos iguanas, macaquinhos, que vinham comer chips na nossa mão e muitos pássaros. Nas duas praias, com um rio bem limpo que desaguava nelas tinha placa para não nadar no rio devido a presença de crocodilos. Não tínhamos os visto até que pegamos a estrada rumo a capital São Jose, e numa ponte vimos vários turistas parados. Curiosos paramos para ver o que era, e eis que tinha mais de 20 crocodilos gigantes no rio. Deu medo só de ver!

Pôr do sol em Manuel Antônio

Na capital São José, a mais nova das Américas depois de Brasilia, nos pareceu bem organizada, não vimos favelas, nem sujeiras, mas o trânsito foi o mesmo de toda cidade grande. Como disse no post do Panamá, tinha que renovar meu passaporte. Fui na embaixada do Brasil em São Jose, e me entregaram o passaporte novinho em 1 hora de espera. Nem acreditei!

Agora nosso destino seria os vulcões do país. O mais próximo da capital chama-se Poas, mas infelizmente passamos por ele coberto de nuvens e não o avistamos. Seguimos para o mais famoso e fotogênico vulcão Arenal. A cidade base para conhecê-lo é a turística La Fortuna, que cresceu em torno do turismo ao parque Arenal, e as termas que surgiram na região. A cidade é bem bonita, com uma praça florida, muitos restaurantes e lojas de artesanatos. Chegamos já de tarde, o céu com muitas nuvens. Sabíamos que tinha muitas termas e piscinas quentes para todos os gostos, a maioria bem caras, mas lemos que um rio na região com águas quentes tinha acesso livre, e lá fomos nós. Bem fácil de achar e água quentinha pra fechar a noite, horário que mais fica cheio. Dormimos na praça da cidade e ao acordar uma surpresa. Céu azul e o vulcão todo descoberto! Depois de passar por muitos vulcões, esse foi o primeiro que vimos assim, Lindo!!

Vulcão Arenal

Rio de águas quentes em La Fortuna

Demos uma volta na região, com lindas vistas para o vulcão, outro banho no rio quente e seguimos para ver outro famoso na região, o lago Arenal, o qual é muito bonito e também oferece lindas vistas do vulcão. Acampamos na beira do lago, tomamos um bom banho nas águas frias, aproveitamos a sombra e a companhia agradável de outros acampantes. Esse foi um dos lugares que não queríamos ir embora.

Nosso acampamento a beira do lago Arenal

Mas seguimos viagem de volta a praia, mas o mar não foi o motivo, e sim encontrar uns amigos que conheci no Canada quando estive lá em 2007 e que agora estão morando na Playa El Coco. Passamos ótimos dias lá com uma boa ducha e ar condicionado. E era hora de despedir desse país, onde falamos mais inglês que espanhol, e vimos mais norte americanos que locais. ( post por Alice)

_______________________________________________________________________

veja também os posts:

PAÍSES:
Nenhum tag.
CONTATOS:

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© 2015 Mega Macaqueiros

bottom of page