EUA 5 - Yosemite, um pedacinho do céu na terra
- Mega Macaqueiros
- 9 de set. de 2016
- 3 min de leitura
Fomos conhecer 3 parques nacionais na California, durante os 15 dias que tínhamos que esperar nossos documentos: Sequoia National Park, Yosemite National Park e o Death Valley.
O Parque Nacional Sequoia abriga uma floresta de gigantes árvores chamadas Sequoias, um tipo de conífera ou pinheiro que pode atingir até 100 metros de altura, com tronco bem largo e estão entre as maiores do mundo. Vimos várias gigantes, algumas com mais de 2000 anos de existência - isso mesmo, dois milênios, quanto o mundo já mudou e lá estão elas. Nos sentimos pequenos andando em meio as Sequoias e vales. Conhecemos a árvore mais volumosa e mais pesada do mundo, chamada de General Sherman, está no livro dos records com um volume de 1530m³, diâmetro de 26m, altura de 82,6m, peso de 1814 toneladas e idade aproximada de 2100 anos. As montanhas rochosas têm neve quase o ano todo no parque, e com seu derretimento formam pequenos riachos. Como bom mineiro, o Lucas não deixou de entrar, mas que água gelada!! Acampamos na floresta, próximo ao parque. Aproveitamos para tomar um banho, limpar o carro e arrumar umas coisas nesse camping free, na beira do rio, e com banheiro.

Sequoia National Park
Seguimos para o próximo parque, o Yosemite. Abastecemos o carro de comida e nos programamos de ficar lá três dias, mas de tão encantados que ficamos com as belezas, ficamos 6. O parque é dividido em três áreas, o Yosemite Valley, parte mais cheia e turísticas, e as duas montanhas que o cercam. E vale a pena conhecer as três. Entramos pela área Wawona Road: linda estrada, com um museu a céu aberto de uma vila histórica, quedas d`água e o ponto principal é o Glacier point (uma vista panorâmica das montanhas de granito, das cascatas e do vale, o nosso próximo destino). Descemos e ficamos 4 dias, aproveitando as águas claras e geladas do rio Mercedes para um banho, as cachoeiras para passeios, as lagoas para um nado, as montanhas para contemplação e as trilhas para mais contato com a natureza. Todos os parques dos EUA têm muitas trilhas e para todos os gostos. Fizemos várias aqui, e a que mais gostamos foi a de subir no topo da Nevada Falls, de tirar o fôlego!! Como todos os outros, o parque estava lotado, e também todos os campings. Tivemos que dormir em um acostamento fora do parque, o qual foi nossa casa por 5 noites, acordar cedo para entrar no parque para achar estacionamento e sair tarde para evitar o engarrafamento. E para visitar os atrativos há um ônibus interno e grátis.

Glacier Point - Yosemite National Park
Video do Yosemite
Saindo das multidões, no último dia, fomos fazer as montanhas do norte, no caminho Tioga Road. Lindo também, com um lago azul transparente e com boas praias, vales verdejantes e montanhas nevadas. Nos despedimos do parque guardando ótimos momentos e ainda a lembrança do primeiro urso preto que vimos, e vários veados.

Yosemite

Tioga Road - Yosemity
No mesmo dia, chegamos no Mono Lake, um lago salgado, com formações bem interessantes chamadas Tufa. Fomos dormir na floresta Ynyo, com campings bem estruturados. Cada vez nos surpreendemos mais com a organização dos campings grátis.
E "do céu ao inferno"... Sim, saímos do Yosemity, com muito verde e temperatura bem agradável (até friozinho à noite) para visitar o Death Valley, ou Vale da Morte, o ponto mais baixo da América (-86metros abaixo do nível do mar), onde foi registrada a maior temperatura do mundo. O cenário mudou completamente, com desertos, dunas e belezas diferentes, mas o calor estava insuportável, com 49 graus na sombra, nem conseguimos aproveitar, e fomos embora. Como dica, não vá ao Death Valley no verão.
E assim, depois de conhecer os parques nacionais da Califórnia, voltamos para Los Angeles, para pegar nossos documentos, e, de lá, seguimos pela famosa Highway One, pela costa do pacífico, até a cidade de San Francisco, assunto do próximo post.
Click nos links para ver os álbuns de fotos!! Yosemite Sequoia e Death Valley
______________________________________________________________________________
Veja também os posts:






Comentários