Angra dos Reis ... e os mineiros chegam ao mar
- Mega Macaqueiros
- 21 de mar. de 2015
- 3 min de leitura
Depois de percorrermos alguns trechos da estrada real em Minas partimos para encontrar o mar pela primeira vez na nossa viagem. Nosso destino foi Angra dos Reis no Rio de Janeiro, uma cidade com mais de 500 anos de história. Ficamos uns dias na casa da Magna, a prima da Alice. Nos hospedou como num hotel 5 estrelas e ainda nos deu umas ajudinhas nos passeios. Obrigada Magna !!

O principal atrativo da região é a Ilha grande, a maior ilha da baía de Angra, que contém 365 ilhas, uma para cada dia do ano. É um lugar de muita beleza e muitas histórias.
Desembarcamos na Vila do Abraão, a maior vila da ilha, onde se concentram os locais de hospedagens, as agências de turismo e todas a estrutura para os passeios. Lá ficamos hospedados 2 dias no camping Cantinho da Ilha e outros 2 dias na Pausada Juliana. Tivemos o melhor almoço de todos: uma deliciosa feijoada no posto de saúde, valeu André e Pereira!!

Vila do Abraão vista de uma das trilhas da ilha
Fizemos um passeio de lancha, uma meia volta na ilha. Visitamos a Lagoa Azul, Lagoa Verde e mais algumas praias dentre elas a chamada Saco do Céu, com direito a mergulho com snorkel. A água é transparente e pudemos nadar junto a cardumes de peixes coloridos, tudo foi muito lindo e ficamos encantados com o passeio. Detalhe, o Lucas não conseguia respirar com o snorkel e a Alice torrou as costas de ficar o dia inteiro mergulhando.

Lagoa Azul em Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ

Lagoa Verde em Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ

Nosso passeio de lancha em Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ
Nos outros dias fizemos trilhas à pé pelas regiões montanhosas da ilha. Conhecemos várias praias, todas muito bonitas. Um destaque para a praia Lopes Mendes que fica virada para o mar aberto freqüentada por surfistas e outros esportistas, uma água transparente, muitas ondas e um mar ótimo para tomar banho. É considerada umas das praias mais bonitas do Brasil. A trilha é de 7km e bem pesada, mas vale a pena. Pra quem preferir tem a opção de ir de barco.

Praia de Lopes Mendes em Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ
Conhecemos também, nessas trilhas, alguns lugares que contam muitas histórias. A fazenda do Lazareto foi um lugar construído em 1884, para receber as embarcações que iriam desembarcar no Rio de Janeiro para controle de doenças e epidemias . Os navios atracavam na ilha grande e as pessoas eram separadas assim como no navio: primeira, segunda e terceira classe. O lugar possuía o que tinha de mais moderno no mundo, coisas que ainda hoje são desconhecidas para muitos brasileiros. Açudes para captar a água dos rios que era distribuída para uma caixa central, através de um aqueduto. Todo o edifício era abastecido com água corrente e tinha sistema de esgoto.

Aqueduto da Fazenda Lazareto em Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ
Em outro passeio, fomos à vila de Dois Rios, após mais de 8 km de caminhada. Esse lugar além de uma unidade de estudos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) abriga também um museu no antigo presídio. Esse presídio, construído no final do século XIX, serviu como colônia agrícola, para recuperar os detentos através de serviços de plantio e criação de animais. Depois da segunda guerra mundial, começaram a ser transferidos para lá presos político e houve um tempo em que ficavam juntos aos presos comuns. Nessa prisão surgiu o comando vermelho, houve fugas cinematográficas de helicóptero e teve muitas histórias intrigantes até ser desativado em 1984 com a lei que proibia a construção de presídios em ilhas. À partir dessa data a ilha foi “aberta ao público” para o turismo, que até então não existia.

Padaria que funcionava no presidio da Vila Dois Rios em Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ
A vila é banhada pela praia de Dois Rios. O motivo do nome é porque nela desaguam dois rios. Um fato que achamos muito interessante é que as águas do rio não se misturam com as do mar, é nítida a diferença da cor e temperatura da água, a do rio escura e gelada e a do mar clara e mais quente.

Diferença na cor das águas do rio e do mar, que não se misturam. Praia de dois Rios em Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ
______________________________________________________________________________
Veja tambem os posts:
Kommentarer