Rodovia Rio - Santos
- Mega Macaqueiros
- 1 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Percorremos 380km do trecho da BR101 entre Angra dos Reis e Santos.
A estrada contorna o litoral com lindas paisagens e muitas curvas da Serra do Mar.

Caraguatatuba - SP
Passamos por Paraty, uma cidade histórica que faz parte do caminho Velho da Estrada Real. O centro histórico é bem conservado, com as ruas de "pé de moleque", praças, igrejas, cafés, lojas de artesanatos e restaurantes.
Tem um fenônemo interessante, e que pudemos presenciar, é a inundação das ruas pela subida da maré. Algumas não tem como passar, em outras já há umas pontezinhas construídas, mas tudo forma um cenário muito bonito, refletindo as construções e igrejas.

Rua do centro histórico de Paraty - RJ
Em paraty Mirim tem uma aldeia indígena, uma praia calma e o encontro do rio com o Mar.

Parati Mirim, distrito de Paraty - RJ
Trindade, pertence ao municipio de Paraty, e está a 30km do mesmo. A estrada de acesso, também com muitas curvas, já indica a beleza que nos espera, com lindas vistas do mar entre a mata. Antes de chegarmos ao vilarejo passamos pela praia do Cepilho, com surfistas, uma água azul e no caminho, tínhamos que passar por um riacho para seguir a estrada. A vila turística é pequena, sendo proibido estacionar em todas as ruas, assim procuramos logo um camping para deixarmos o Trambolho. Apesar de ter vários, não foi fácil achar um que ele entrasse no portão...
Tem algumas praias na Vila, mas a mais famosa é a do Cachadaço, na qual é preciso fazer uma trilha bem fácil, passando pela praia do Meio. No final da praira do Cachadaço, ainda há outra trilha que leva as piscinas naturais, com águas clarinha e mar calmo cercado de pedras vulcânicas. Quem não curte uma trilha, pode chegar ás piscinas de barco.


Trindade, distrito de Paraty - RJ
Deixando o litoral fluminense seguimos para Ubatuba, cidade do litoral paulista com mais de 90 praias ao longo dos seus 100 quilômetros de extensão. Na cidade, entre outros atrativos há o aquário e o projeto Tamar para visitação, mas o principal são as praias. Essas tem para todos os gostos, as calmas e bravas, polo do surf nacional. Tem umas com bastante estrutura, como a Praia Grande, outras em condominios fechados ou de luxo e outras desabitadas. Visitamos a Praia Grande, tomamos uma bom banho de mar em outra calma em um condominio, paramos em várias outras para conhecer e dormimos em um posto de gasolina na beira de outra mais deserta, onde pudemos contemplar um lindo entardecer com alguns surfistas no mar.

Praia em frente ao posto de gasolina em que passamos a noite na cidade de Ubatuba SP
Seguindo pela BR 101, passamos por várias cidades, muitas serras e curvas, paisagens bonitas, mirantes, mansões, e belas praias até chegarmos em Guarujá, onde o Trambolho pela primeira vez teve a ajudinha de uma balsa para atravesarmos o canal do Porto de Santos.
A nossa passagem por Santos a gente conta em outro post, confira no site.
Confira aqui a galeria de fotos do nosso trajeto.
________________________________________________________________________
Veja tambem os posts:
Comments