Ushuaia
- Mega Macaqueiros
- 19 de mai. de 2015
- 3 min de leitura
Chegamos em Ushuaia, já de noite, só deu pra ver ao longe as luzes da cidade no morro. No mínimo diferente para quem já tinha se acostumado com planícies e mais planícies.
Fomos direto para o centro de informações turísticas, onde fomos muito bem recebido. Fomos para um hostel, já que todos os campings da cidade ficam fechados na baixa temporada. O hostel, ficava na rua principal da cidade, San Martin e lá conhecemos o Brian e a Paty, fotógrafos e bloqueiros do site Mochilando. Mesmo cansados ficamos conversando horas com eles.
No dia seguinte fomos para o Parque Nacional Tierra Del Fuego, que está a 12 km do centro de Ushuaia, e é uma das principais atrações da cidade. Se extende desde o Lago Fagnano até o canal beagle. O parque proteje a parte do extremo sul da Cordilheira dos Andes, bosques, lagos, glaciares e costa marinha. Como havia nevado uns dias antes, na portaria nos disseram que seria preciso correntes, não tínhamos e entramos mesmo assim e não tivemos nenhum problema. A mistura de cores estava linda, o vermelho e amarelo das árvores no outono, o verde de outras e algumas já sem folhas e o branco da neve deixou o parque mais charmoso ainda. No inverno várias trilhas estão fechadas, assim seguimos para o Bahia Lapataia, percorrendo os 6 pontos principais com suas pequenas trilhas.

Parque Nacional Tierra del Fuego
Um ponto interessante é a castoreira. Os castores foram introduzidos na região, vindo do Canadá. Como não haviam predadores se multiplicaram e hoje é considerado uma praga. Para construir suas casas fazem diques de porteção que inundam algumas áreas, e como as arvores nativas não sobrevivem nesse tipo de área, vários bosques foram destruídos.

Castoreira.
Nessa região também se encontra o final da Ruta 3, e fomos até lá com o Trambolho.

Fim da Ruta 03 que tem seu início em Buenos Aires.
No parque pode-se ver vários lagos, e as cordilheiras ao fundo. O camping do lago roca estava aberto, entretando sem água quente e sem eletricidade, então dormimos no camping do Lapataia, sem custo, mas sem nada. A noite ventava e chovia muito, mas o trambolho nos protegeu bem. No dia seguinte acordamos com um cenário lindo, e depois de mais uma voltinha no parque voltamos para a cidade.
Nosso plano para o dia era ir ao Lago Esmeralda. A trilha é de duas horas, com muita lama, e turfa. Estava chovendo o que provocou mais sujeira ainda, mas tudo compensou pelo lindo visual da trilha, seguindo o rio e a linda vista chegando ao lago verdinho e cercado por montanhas de neve!! Com muito vento e frio fizemos um rápido lanche e mais duas horas de trilha de volta. Valeu o passeio. Veja nossa empolgação com a trilha nesse vídeo.

Laguna Esmeralda.
Íamos embora na segunda, mas o Brian e a Paty conseguiram com a agência Brasileiros em Ushuaia que fôssemos seguindo o carro deles no passeio 4x4 nos lagos. No carro deles estavam também um casal de gaúchos muito simpáticos e ainda demos carona para o Hugo, um mineiro de BH que conhecemos no hostel. Foi demais o passeio, passamos por barro, rio, buracos, sujamos o trambolho todo, mas ele se saiu muito bem!!
Assistam o vídeo do passeio.

Passeio 4x4. foto: Brian Baldrati
Para despedir de Ushuaia, um passeio no Glaciar Martial . O dia começou chuvoso, mas fomos assim mesmo. Encontramos vários brasileiros na primeira cabana esperando a chuva passar e o tempo abrir. Isso não aconteceu, mas subimos o morro assim mesmo, mesmo não dando pra ver o glaciar e alguns momentos não dando pra ver nada por causa da neblina. Valeu a pena e curtimos andar nas montanhas cheias de neve. Seguimos para Tolhuim no meio a chuva e neblina e por lá paramos no posto para dormir. Os postos na Argentina, na sua maioria tem estrutura muito boa, principalmente o YPF. Todos tem internet, loja de conveniências aquecidas, e alguns, banhos.
Gostamos muito de Ushuaia, a cidade é linda com muitas atrações para todos os gostos!

Clique aqui e veja a galeria de fotos de Ushuaia.
______________________________________________________________
Veja também os posts:
コメント