Cânions do Sul
- Mega Macaqueiros
- 13 de abr. de 2015
- 3 min de leitura
Na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul está presente os Parques Nacional Aparatos da Serra e Serra Geral. Na região tem várias trilhas e passeios. Uma das mais famosas é a Trilha Rio do Boi, que sai da cidade de Praia Grande, localizada em Santa Catarina, aos pés dos gigantescos cânions. A trilha tem cerca de 12 quilômetros passando por dentro da mata e pelo leito do rio, a única que tem acesso ao interior do cânion. É necessário o acompanhamento de guia, e como não havia um grupo para o dia que estávamos lá, deixamos para uma próxima oportunidade.
Subimos então a serra com destino a parte superior dos cânions. A parte inferior pertence ao estado de Santa Catarina, já a parte superior do planalto pertence ao estado do Rio Grande do Sul, onde há a divisa de estados.

Estrada no Parque Nacional Aparatos da Serra
Pegamos 20 quilômetros de estrada de chão até a entrada do parque e depois teríamos mais 21 quilômetros até a cidade gaucha Cambará do Sul. Na subida ouvimos um barulho estranho, e fomos verificar. Nosso bagageiro tinha quebrado um dos apoios e vimos que todos os outros estavam trincados. Paramos, retiramos nosso maleiro e todo o peso para evitar danificar mais e como não podíamos ficar ali, demos um jeitinho com o carro todo bagunçado, uma borracha amarrada no bagageiro e seguimos viagem.
Chegando ao parque, esquecemos o problema ocorrido e ficamos de boca a aberta com a imensidão e beleza do lugar.
O Cânion do Itaimbezinho tem extensão de 5800 quilômetros, com largura de até 2 quilômetros e altura máxima de 700 metros. Vimos duas cascatas, a das Andorinhas e o Véu da Noiva. São lindas!! A entrada do parque custa R$ 7,00 por pessoa e R$ 5,00 de estacionamento. Há duas trilhas, ambas leves, de fácil acesso e bem sinalizada. A trilha do Cotovelo é feita na borda do Cânion, com vários mirantes que proporcionam contemplar os grandiosos paredões, os vales, os rios e 70% de todo o cânion.

Cânion do Itaimbezinho, com vista para a cachoeira Véu da Noiva
A trilha do Vértice, que dá pra ver 30% do cânion tem 1,4 quilômetros ida e volta com uma vista privilegiada da Cachoeira das Andorinhas, com 700m de queda.

Cachoeira das Andorinhas no Cânion do Itaimbezinho
Outro cânion que visitamos foi o Fortaleza, esse de acesso gratuito. É impressionante seus paredões de até 1100 metros de altura e 7,5 quilômetros de extensão.
A trilha da Cachoeira Tigre Preto de 3,3 quilômetros ida e volta, tem uma vista fantástica da cachoeira de 400 metros de queda, sendo que tivemos que atravessar o rio na borda da cachoeira. Molhamos um pouco a bota, mas é bem seguro. Em seguida tem a trilha da Pedra do Segredo, um bloco de pedra de 30 toneladas equilibrada em uma base de 50 centímetros.

Cachoeira Tigre Preto no Cânion Fortaleza
A trilha do Mirante tem 3 quilômetros ida e volta e é bem demarcada. O Mirante tem 1167 metros de altitude com uma vista maravilhosa dos paredões, do vale, das cachoeiras, e do outro lado conseguimos ver o mar.

Cânion Fortaleza
O passeio valeu muito a pena, recomendamos!! Tanto na cidade de Praia Grande, quanto Cambará do Sul, há centro de informações turísticas, pousadas e várias agências de turismo para os passeios. Dormimos em Cambará do Sul, no único camping da cidade. Foi a noite mais fria até agora na viagem. O camping era lindo, charmoso, com muitas Araucárias, um lago e criação de ovelhas.
Tem mais fotos da região no nosso álbum, confira aqui
_____________________________________________________________________________
Veja tambem os posts:
Comments